Entrevistas

ALEXANDRE MAIMONI MAZZER

MAGNITUDE MARE

CURRÍCULO

Formação acadêmica

  • Pós Doutor em Ciências e Tecnologia Ambiental na Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI em 2015. “Conceitos e Técnicas em Planejamento Espacial Marinho”; Supervisão: Dr. Marcus Polette.
     

  • Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS em 2007. “Proposta metodológica para análise de vulnerabilidade da orla marítima à erosão costeira: aplicação em praias arenosas da costa sudeste da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina-Brasil)”; Orientador: Dr. Sérgio R. Dillenburg
     

  • Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 2001; “Aspectos da Ecologia da Paisagem da Ilha do Campeche(Florianópolis-SC): Uma Contribuição ao Manejo Insular”. Orientadora: Dra. Clarice Panitz
     

  • Bacharel em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI em 1998;

 

Atuação profissional (6 experiencias recentes/importantes)

I- Proposição de uma metodologia para delimitar a zona costeira brasileira em sua parte continental.

Instituição:Ministério do Meio Ambiente (MMA)/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Local: Brasília (DF)     Cargo: Consultor Técnico   Vinculo institucional: Contrato via edital

Tempo de trabalho: Outubro de 2017 à Maio de 2018 (7 meses)

Atividades desenvolvidas: Revisão sobre critérios e métodos de delimitação espacial da zona costeira na sua porção continental; verificação de mapeamentos de ecossistemas já realizados; Organização de conteúdo de evento com especialistas e pesquisadores da área pertinente; Proposição de metodologia viável para delimitar a zona costeira brasileira, em sua porção continental, incluindo produção de minuta de termo de referência pertinente.

II- Cursos de capacitação técnica para agentes públicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMA)

Instituição: Tramitty Serviços EIRELI Ltda. á serviço da Secretaria Estadual do Meio ambiente do Ceará-SEMACE

Local: Fortaleza (CE)                Cargo: Professor              Vinculo institucional: Contrato

Tempo de trabalho: Agosto e Setembro de 2017 (15 dias- 104 horas/aula)

Atividades desenvolvidas: Ministrante de 2 cursos de capacitação técnica para agentes públicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em: Geoprocessamento (64h) e Gestão Costeira (40h). Estruturação de conteúdos e preparação de aulas e material didático. Realização de saída de campo, de atividades práticas e avaliatórias.

III- Elaboração de Prognóstico e Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro da Baia da Ilha Grande-RH-I.

Instituição: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação-FAO/ONU; Instituto Estadual do Ambiente-INEA/RJ

Local: Baia da Ilha Grande(RJ)     Cargo: Coordenador    Vinculo institucional: Contrato

Tempo de trabalho: Novembro de 2015 a Fevereiro de 2017 (1 ano e 3 meses)

Funções exercidas: Coordenação de equipe multidisciplinar em zoneamento ambiental, Análise espacial com o uso de programas de geoprocessamento: Marxan with Zones, PAT, entre outros; Análise estatística de dados ambientais marinhos, incluindo pesca com dados do PREPS e demais atividades de uso do mar. Análise de cenários atuais e futuros; proposição técnica de zoneamento ecológico econômico das faixas terrestre e marinha.

IV-Estudo técnico e institucional complementar para implantação do Plano de Ordenamento Náutico, instrumento do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro de Florianópolis

Instituição: Federação do Comércio e Industria de Santa Catarina (FECOMÉRCIO/SC) e organização não governamental FLORIPAMANHÃ.

Local: Florianópolis (SC)             Cargo: Coordenador e analista técnico  

Vínculo institucional: Contrato de prestação de serviço

Tempo de trabalho: Agosto de 2011 à Novembro de 2012 (15 meses)

Atividades desenvolvidas: Análise espacial de adequabilidade dos ambientes oceanográficos da Baia de Florianópolis e sua potencialidade/vulnerabilidade relativa as estruturas náuticas já existentes e potenciais. Estudo da interação espacial, ambiental, legal e sócio econômica do uso do mar e estuários com a atividade náutica com o uso de geoprocessamento.

V-Elaboração de instrumentos técnicos e de apoio à implementação do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina.

Instituição: Ambiens Soluções e Projetos em Meio Ambiente, à serviço da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão-SPG/SC

Local: Florianópolis (SC)          Cargo: Coordenador de geoprocessamento em geral e  dos estudos na faixa  marítima; Analista espacial para o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro.

Vínculo institucional: Contrato de prestação de serviço

Tempo de trabalho: 24 meses (Janeiro de 2009 à Dezembro de 2010)

Atividades desenvolvidas: Coordenação de equipe técnica multidisciplinar, e atuação direta na organização do banco de dados espaciais e análises em geoprocessamento, geologia/geomorfologia, e temas da faixa marítima (oceanografia, pesca, uso do mar e legislação pertinente).

VI-Coordenador Estadual do Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina-GERCO/SC

Instituição: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável -SDS/SC

Local: Florianópolis (SC)                Cargo: Gerente de Planejamento Ambiental

Tempo de trabalho: Fevereiro de 2003 Dezembro de 2006 (46 meses)

Vínculo institucional: Cargo em comissionamento

Atividades desenvolvidas: Coordenador do projeto “Gerenciamento Costeiro Integrado dos municípios da península de Porto Belo e foz dos rios Camboriú e Itajaí”-PNMAII/MMA; Implantação e presidência da Comissão técnica Estadual do Projeto Orla (2005-2006);  Coordenação do Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro (terrestre e marinho) do litoral centro norte (2003-2006). Espacialização de usos do mar no litoral norte de Santa Catarina; Participação na relatoria técnica do Decreto regulamentador (Decreto n. 5010/06) do GERCO/SC.

VII-Professor universitário

Instituição: Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

Local: Joinville e São Fco. do Sul (SC)       Cargo: Professor/pesquisador

Vinculo institucional: Professor titular (carteira de trabalho assinada)

Tempo de trabalho: Agosto de 1999 à Fevereiro de 2011 (11 anos e 6 meses)

Atividades desenvolvidas: Professor disciplinas de Geomorfologia, Planejamento e Gestão de Ecossistemas Costeiros e Oceanografia, nos departamentos de Geografia e Biologia. Participação em projetos de pesquisa em Mapeamento de Geologia do Quaternário; Mapeamento Geomorfológico e Análises espaciais em meio ambiente e recursos hídricos. Orientação e Participação em banca em projetos de pesquisa e trabalhos de graduação.

.

Projetos de pesquisa e Produção científica

Os projetos de pesquisa com a participação deste candidato, os quais foram executados durante o período de atuação como professor universitário, podem ser acessados no Curriculum Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5329199650124994

 

Produção científica

  • 8 Artigos completos publicados em periódicos;

  • 1 Capítulo de livro publicado (e 2 capítulos em elaboração);

  • 24 Trabalhos completos publicados em anais de congressos;

  • 3 Resumos expandidos publicados em anais de congressos;

  • 12 Resumos publicados em anais de congressos;

  • 35 Apresentações de Trabalho em eventos científicos;

  • 6 Trabalhos de produção técnica para consultorias e assessorias.

 

Dados Complementares

Experiencia em Geoprocessamento e mapeamento iniciada em 1996, ainda como graduando em Oceanografia, nos programas: Sistema Geográfico de informação (SGI/INPE) e Arc View 3.1; tendo uso contínuo de Sistema de Informação Geográfica e ferramentas em geoprocessamento até os dias atuais com utilização programas ARC GIS 10, QGIS e outros.

 

Referências profissionais

a) Prof. Dr. Marcus Polette- Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI

Telefone: (47) 99179 8121         E-mail: mpolette@univali.br

b) Dra. Célia Regina Gouveia de Souza- Instituto Geológico/Secretaria do Estado de Meio Ambiente de São Paulo.

Telefone: (11) 98234 3779         E-mail: celiagouveia@gmail.com

ENTREVISTA

Qual a Importância do evento “Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana: NÁUTICA FLORIPA 2019” para o desenvolvimento e a Melhoria da qualidade de vida da população da Grande Florianópolis e cidades com as mesmas características de nossa capital.

 

É de grande importância, e deve visar pelo esclarecimento de questões práticas para a implantação de estruturas náuticas e pelo desenvolvimento pleno do setor.

 

 

Qual a abordagem de seu tema de uma forma bem objetiva

 

Estudo técnico, sob perspectiva ambiental, que visou abordar onde estão as potencialidades e fragilidades para o desenvolvimento do setor náutico

Aspectos técnicos ambientais para apoio do Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis

09/12/2019 (Segunda-feira) - 17:00-17:45